quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Fazei tudo quanto Ele vos disser.

“... Fazei tudo quanto ele vos disser.”
Jo. 2:5b

O aconselhamento de Maria – a mãe de Jesus – foi para que aqueles homens simplesmente fizessem o que Jesus lhes mandasse fazer; e pronto.
O texto do qual o versículo acima foi tirado, relata uma festa de casamento, na qual, os empregados do anfitrião ficaram perturbados com a situação embaraçosa que tinha diante de si. Ali haviam muitos convidados, e, não seria de bom tom para seu senhor se a festa tivesse que terminar antes da hora, pela falta do vinho. Certamente que eles temiam anunciar ao seu senhor que haviam falhado quanto à provisão de bebida para a festa.
Maria demonstra com sua intervenção, o lado atento, sensível e providencial que há – especialmente - nas mulheres. Ela percebe quando os empregados demonstram – talvez pelo semblante preocupado – sua apreensão por ter o vinho da festa acabado. No entanto, Maria não se deixa perturbar. Ao seu lado, está seu filho Jesus. Ela o conhece – e a seus feitos – desde quando ainda menino começou a demonstrar sua verdadeira condição de Filho de Deus. Como mãe zelosa, sabia do que seu filho era capaz, e por isso, tranqüiliza aqueles homens dizendo: “Fazei tudo o que ele vos disser.”
Este é – como toda Escritura Sagrada – um ensinamento maravilhoso. Jesus disse àqueles homens o que deveriam fazer. Ele lhes ensinou o caminho para resolverem o problema. Os homens obedeceram, e o resultado foi superior ao esperado por eles. Por quê? Porque não apenas a festa continuou tendo fartura de vinho, como também seu senhor foi honrado como alguém que fez além do que seria costume ser feito. “E, logo que o mestre- sala provou a água feita vinho (não sabendo de onde viera, se bem que o sabiam os empregados que tinham tirado a água), chamou o mestre-sala o esposo. E disse-lhe: Todo homem põe primeiro o vinho bom e, quando já têm bebido bem, então, o inferior, mas tu guardaste até agora o bom vinho.” (Jo. 2:9, 10)
Aprendemos então, que é simples e certo para nós conseguirmos provisão Divina sobre todas as nossas necessidades. Aprendemos que devemos obedecer a tudo quanto nos for mandado fazer pelo Senhor Jesus. Ele mesmo, O Senhor, diz: “Porque eu vos dei o exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós também.” (Jo. 13:15)
Para seguir os exemplos do Senhor Jesus, precisamos ordenar nossa vida de comunhão com Ele. Em primeiro lugar, precisamos ser um com Ele. ”... para que todos sejam um, como tu, ó Pai, o és em mim, e eu em ti; que também eles sejam um em nós, para que o mundo creia que tu me enviaste.” (Jo. 17:21)
Se agirmos assim, estaremos demonstrando nosso verdadeiro amor por Ele. Quando ouvimos, aprendemos, guardamos e praticamos sua palavra; o amamos. “Mas qualquer que guarda a sua palavra, o amor de Deus está nele verdadeiramente aperfeiçoado; nisto conhecemos que estamos nele.” (1 Jo. 2:5)
Não basta apenas dizer que cremos e amamos ao Senhor Jesus. O Apóstolo João nos fala a esse respeito: “Aquele que diz: Eu conheço-o e não guarda os seus mandamentos é mentiroso, e nele não está a verdade.” (1Jo. 2:4). O próprio Senhor Jesus também declara: “E por que me chamais Senhor, Senhor, e não fazeis o que eu digo?” (Luc. 6:46)
Existe um diferencial na vida daquele que proclama seu amor por Jesus. “Aquele que diz que está nele também deve andar como ele andou.” (1 Jo. 2:6)
Naquela festa, os empregados ouviram o conselho de Maria. Porém, foram as palavras de Jesus que tornaram a água em vinho. Aqueles homens aprenderam e agiram sobre essa palavra. Sobre isso, fala Paulo aos Filipenses: “O que também aprendeste, e recebestes, e ouvistes, e vistes em mim, isso fazei; o Deus de paz será convosco.” (Fil.4:9)
Como homem de Deus, Paulo chamava para si o direito – e praticava – às promessas contidas nos ensinamentos do mestre Jesus. “Na verdade, na verdade vos digo que aquele que crê em mim também fará as obras que eu faço e as fará maiores do que estas, porque eu vou para meu Pai.” (Jo. 14:12)
Todos nós podemos – porque nos foi dada por Jesus essa autoridade – tudo, no que nos fortalece. “Posso todas as coisas naquele que me fortalece.” (Fil.4:13)
E se nos fortalecemos; é Nele: “No demais, irmãos meus, fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder.” (Ef. 6:10) E essa força e esse poder, estão na palavra escrita, falada e revelada. A saber: o Evangelho. “Porque não me envergonho do Evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que Crê...” (Rom.1:16a)

Amém!

Nenhum comentário: